sábado, 26 de dezembro de 2009

Véspera cheia de vivacidade!

Farta de estar em baixo. Não sou assim. Posso ter vários eu’s dentro de mim mas sou, sobretudo, alegre, vivaça, disposta a tudo na vida. Saudade que pode doer (dói!) mas não mata. Dias que vou vivendo com sorrisos na cara. Pensamento em ti que já não me deixa triste por não estar contigo; deixa-me feliz por saber que te irei ver.
Véspera de natal em harmonia, em consenso com a minha consciência, com boa disposição e muita comida (pecado da gula, um dos meus preferidos juntamente com a preguiça!).
Satisfeita, poucos mas bons! Aconchego familiar, feitura de sonhos, rabanadas, cozedura do bacalhau, das couves, do camarão, do polvo, preparação do peru. Todos juntos á volta da tradicional (que ainda existe) lareira a jogar às cartas. Acções tipicamente tradicionais que dão mais sentido á minha vida, que me dão cor às memorias que espero nunca perder. Aquele cheiro que fica no ar, aquele que sabe a natal e que lembra as vozes confusas e atulhadas dos mais pequenos. Eu, eu própria sou e serei sempre a pequena cá de casa.
A filha mais nova da minha avó, a criança crescida do meu avô, a miúda que é afilhada do meu padrinho e a sobrinha mais velha da minha tia madrinha postiça. A crescida pequena que não se farta de brincar com as miúdas, com os miúdos, com as pessoas grandes. A menina ajuizada, com suposto futuro, que orgulha a família. A menina pacifica que tem de ser mulher dia sim, dia sim. A mulher que quer ser criança hoje e amanhã, por não poder ter sido ontem. A irmã, a amiga da minha mãe. A companheira, a conselheira, a base que, mesmo sem alicerces, ela própria, se ergue a cada dia e tenta acordar com sorriso na cara, tentando contagiar toda a gente.
Queria não ouvir dizer que o natal é quando queremos. Queria sim, que vivêssemos o natal todos os dias. Gosto deste espírito natalício, gosto de poder dar presentes, gosto de ver sorrisos e ouvir risos de satisfação e alegria.
No fundo, bem lá no fundo, de vez em quando (quando me dá na moleirinha!), gosto da vida que vou levando! Tentando abraçar o mundo com as pernas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário